Rotary

O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Fundado por Paul Harris, em Chicago USA, em 23 de fevereiro de 1905 tem hoje representação em 168 países e mais de 1.2 milhões de associados.

O Rotary é membro permanente das Nações Unidas, mais de 40% das pessoas envolvidas na fundação da Organização das Nações Unidas em 1948 eram rotarianos. A ONU é uma entidade internacional de caráter político, uma Assembléia Internacional de países; e só tem três membros que não são países, mas que devido sua importância, ocupam assento naquela Assembléia: a Cruz Vermelha, o Vaticano e o Rotary.


O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, promovendo e apoiando:


  1. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
  2. O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
  3. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
  4. A aproximação de profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.


Tendo como lema  rotário "Dar de si antes de pensar em si", os rotarianos partem da premissa que todas as pessoas devem ser solidárias com seus irmãos menos favorecidos. Os rotarianos através de sua organização, canalizam seus esforços, para que, num movimento coordenado, possam dar o máximo de rendimento aos recursos que conseguem juntar e aos serviços que prestam em caráter de solidariedade.


Fundação Rotária


A Fundação Rotária do Rotary Internacional é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.


A Fundação teve início em 1917 com  o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928, contribuições significativas só foram recebidas a partir de 1947, ano de falecimento de Paul Harris. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes e distritos.


Os programas humanitários da Fundação Rotária patrocinam inúmeras atividades internacionais de prestação de serviço. Organizados por Rotary Clubs em pelo menos dois países, os subsídios humanitários apoiam projetos que oferecem assistência médica, água potável, alimentos, treinamento profissionalizante e educação, principalmente em países em desenvolvimento. Os programas de bolsas educacionais patrocina cerca de 1.100 bolsistas anualmente para estudar em um país do exterior. Este é o maior programa do mundo de bolsas de estudos internacionais.


Pólio Plus


O programa mais ambicioso do Rotary é a representação máxima dos trabalhos voluntários na campanha global para erradicação da pólio. Por mais de 20 anos, o Rotary tem conduzido o setor privado a contribuir a esta iniciativa. Hoje o programa é reconhecido mundialmente como modelo de cooperação público-privada à conquista de uma meta humanitária. Para saber mais sobre a Fundação Rotária e a luta contra a Pólio acesse a página do Rotary.